sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Espécies de pensamento

Decartes dizia:

"Que há em nós unicamente duas espécies de pensamento, a percepção do entendimento e a acção da vontade."

Porque todas as maneiras de pensar que constatamos em nós podem ser reduzidas a duas gerais. De que consiste em aprender pelo entendimento e a outra em determinar-se pela vontade. Assim, sentir, imaginar e mesmo conceber coisas puramente inteligíveis são apenas diferentes maneiras de apreender; mas desejar, sentir aversão, certificar, negar, duvidar, são diferentes maneiras de querer.

Ultimamente tenho me guiado mais pela acção da vontade, mas especíe de pensamento leva-me a sentir que o quero nem sempre está ao meu alcance, e isso leva-nos irremediávelmente a um estado de negação constante, e a duvidar de tudo o que até então julgavamos acessível.

Mas assim é a vida e nunca ninguém me disse que seria fácil.

1 comentário:

  1. Cara Silvia,

    é verdade, a vida por vezes complica-se, e temos que procurar arranjar forças para dar a volta às situações menos boas.
    Mas posso lhe dizer, que as melhores coisas que tenho na vida tive que lutar por elas, não que se fossem dados de mão beijada não tivesse sabido bem, mas não era a mesma coisa...

    Isto agora virou moda... "não era a mesma coisa".

    Desejar um grande fim de semana.

    ResponderEliminar