quarta-feira, 28 de outubro de 2009

As paixões

"As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos."

Mas o coração é um vício tão imperfeito, é uma alma tão irregular, é uma caixa de insconstâncias e intolerâncias.

As paixões são loucuras.... são asas soltas dentro do coração, que se precipita sempre para os excessos.

"E o nosso espírito é sempre vítima dos enganos do coração."
E não há cura para estes enganos.

"Descobrem-se maneiras de curar a loucura, mas não se encontra nenhuma para endireitar um espírito louco," esse espírito que esvoassa, esse "espírito que não ocupa o lugar do saber", e caí desamparado sobre as assas já debeis do coração.

"O nosso espírito é feito de desordem, acrescido de um desejo louco de ordenar as coisas", mas quem consegue pôr ordem no coração? Esse bicho viajante, desejoso, envaidecido, enfurecido e ridicularizado pela falta de prudência???

Sempre ouvi dizer "que a paixão anima o espírito, mas a sua demasia apaga-o".

Eu aprendi que a paixão é o suícidio longo do coração, o encanto da novidade, que vai caindo pouco a pouco até se entregar cegamento ao impulso.
Ninguém sabe ser feliz na paixão, o coração erra sempre na hora de se entregar, é como que se começasse a escrever um livro.... e depois repousasse entre as linhas que o sustentam.

Não temas o homem que te quer, teme o quanto queres dele, e o quanto o queres para ti!


Varios autores

2 comentários:

  1. e quando e que ca vens?va,diz qq coisa ainda te embebedo!!

    ResponderEliminar
  2. Cara Silvia,

    O Coração deve ser um dos órgãos que mais nos faz sofrer, que mais nos dá alegrias, que mais nos faz sentir que estamos vivos.
    Muitas vezes é o coração que comanda o cerebro, muitas vezes pensamos de uma maneira e o coração nos atraiçoa e faz de maneira diferente... enfim.
    Mas também é ele que nos mostra o quanto é bom amar, viver, sentir.
    As paixões são fugases muitas vezes, são passageiras, mas o mais importante é perceber se a paixão deu lugar ao amor, ou se deu lugar a apenas o vazio, mas infelizmente nem sempre se consegue controlar... lá está por aquele orgão...

    Quando conseguir encontrar, e ele a encontrar e a descobrir, e aqui o descobrir é num sentido bastante lacto, vai ser muito feliz, e essa alma que agora chora, vai voltar a sentir.

    ResponderEliminar