sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quem não ama não vive

Já na minha alma se apagam
As alegrias que eu tive;
Só quem ama tem tristezas,
Mas quem não ama não vive.
Andam pétalas e folhas
Bailando no ar sombrio;
E as lágrimas, dos meus olhos,
Vão correndo ao desafio.
Em tudo vejo Saudades!
A terra parece morta.
- Ó vento que tudo levas,
Não venhas á minha porta!
E as minhas rosas vermelhas,
As rosas, no meu jardim,
Parecem, assim caídas,
Restos de um grande festim!
Meu coração desgraçado,
Bebe ainda mais licor!
- Que importa morrer amando,
Que importa morrer d'amor!
E vem ouvir bem-amado
Senhor que eu nunca mais vi:
- Morro mas levo comigo
Alguma cousa de ti.


Por António Botto in Canções

4 comentários:

  1. Cara Silvia,

    Vou lhe ser sincero, pq tb não sei ser de outra forma, não gostei.

    Mas o não ter gostado, não me impede até muito pelo contrário de lhe desejar um grande FIM DE SEMANA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Assim são os poemas.... nem todos gostamos, nem todos o amamos e nem todos o entendemos.

    Verá que depende do estado de espírito do momento!

    Sabe, sempre que digo que o meu livro favorito (entre centenas já lidos) é o Alquimista, todos torcem o nariz e dizem que é conto de crianças....
    Mas não, é conto de palavras, é à apreensão do quotidiano (daquele, não do que virá, não do que já foi.... daquele), é a mais sublime forma da alma particular de cada um de nós!

    É a nossa atitude hoje que enterpreta as palavras que nos são ditas hoje!

    Hoje estas fazem-me sentido, com este mesmo sentido.... assim como Alquimista me fez sentido de 6 maneiras diferentes (6 vezes foi ele lido!)

    Bom fim de semana.

    PS - Discordar é uma forma de dar valor!

    ResponderEliminar
  3. Cara Silvia,

    Concordo consigo, que cada vez que lemos um livro, podemos interpretar o mesmo de forma diferente. Porque muitas vezes tb já somos pessoas diferentes. As coisas boas e más da vida vão nos moldando, vão nos transformando.

    Para além disso o próprio estado de espírito pode ser uma influencia, será que um romance quando estamos apaixonados é igual de quando não estamos? Será que um romance quando estamos apaixonados e somos correspondidos é igual a quando não somos? Será que um romance é igual quando fomos maltratados do que quando fomos acarinhados? Estou convicto que não.

    Por isso tudo percebo as suas palavras.

    O discordar por discordar, é teimosia, e da pior forma que possa haver, o discordar por se ter pontos de vista distintos é sinal de inteligência dos 2 lados, e enriquece a discussão ou o dialogo.
    Se todos gostássemos das mesmas coisas isto seria uma pasmaceira, ao menos assim vamos crescendo e vendo que há outras ideias.

    Já viu, de um poema tão curto, as palavras sábias que entretanto se consegui trocar?
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Assim são as palavras.... a forma perfeita de comunicar!

    ResponderEliminar