quarta-feira, 17 de março de 2010

Conversas

"Queres levar,
Tudo o que é meu...
É tudo o que eu
Não sei largar
Vem rasgar o escuro desta chuva que sujou!
Vem que a água vai lavar o que me dói!
Vem que nem o último a cair vai perder....."

Hoje estava a falar com um colega de trabalho que me parece um pouco desanimado com o mundo!
Isso gerou em mim um certo desconforto, porque cada vez mais percebo, que a maioria das pessoas vive num lugar comum, e não no seu devido lugar!
Fazemos das nossas vidas uma passagem sem brilho e sem harmonia.... criamos labirintos nos nossos pensamentos que não nos permitem seguir o caminho certo.
Vivemos em busca da felicidade mas receamos a sua procura.
Vivemos lutando pelo que nos torna plenos e confortáveis, mas fugimos da conquista desse espaço que é nosso.

Quem disse que não podemos ser livres?
De todas as coisas que julgamos ser....

Faz muito tempo, que deixei de ver brilho nos olhos das pessoas, faz tempo que as minhas pessoas deixaram de acreditar que o mundo é um espaço grande demais para ficar parado e pequeno de mais para fugir de nós mesmos!

Com isto a minha conversa com o meu colega foi mais ou menos isto:

"Há alturas assim...mas vai ver que passa, tudo é passageiro.
Ontem estava a ler um livro em que a dada altura se falava de um estilo de meditação agressivo por sinal, mas com um intuito muito próprio.
Dura 10 dias seguidos e medita-se 10 horas por dia.
A pessoa que está sentada no chão após se instalar no seu mantra, não poderá mexer-se, independentemente do que aconteça durante 2 h, que é o tempo de cada meditação, e a escritora dizia que à pagina das tantas começava a sentir um desconforto agressivo, o corpo começava a doer, e parecia que não iria aguentar, mas.... passado algum tempo nessa posição desconfortável.... tudo passava!!!!!
Assim me parece que é com tudo, as boas e as más coisas, as que nos confortam e as que nos desconfortam, as que nos alegram e as que nos entristecem.

Aparecem, permanecem durante o tempo que é necessário...e depois vão embora!
Todo o desconforto que sentimos um dia vai passar....só temos de deixar o tempo tratar de nós!


Será que somos capazes de reflectir sobre o que nos atormentar e procurar soluções?
Será que somos capazes de perceber que o nosso caminho já não é por ali, e desistir do até então, porque temos um depois muito mais promissor!?
Seremos capazes de abandonar velhos hábitos e sufocantes confortos por algo que ainda não sabemos se irá resultar, mas que é sem dúvida a opção!?
Seremos crentes o suficiente para perceber que nenhum obstáculo nos é colocado se não formos capazes de passar por ele?!!!!

Seremos capaz de renunciar ao que temos pelo que desconhecemos?
Capazes de renunciar ao pré-feito pelo que haverá de vir?

Seremos nós capazes de dar um passo para além das nossas limitações!

Rezo para que sim.... mas no fundo, infelizmente, acredito que a maioria das pessoas prefere fechar os olhos e deixar ir.... o sabor da agua estagnada pode não ser boa mas é a conhecida!

Remar dá trabalho, cair requer sarar, voar requer vontade, e a vontade perde-se entre os pensamentos daqueles que tem medo de se encontrar.... porque isso significa mudar e mudar assusta!

1 comentário:

  1. Cara Silvia,

    De volta.... que alegria sinto por a ter de volta.
    Espero que a paragem sabática tinha sido boa!!!
    Que saudades de ler os seus posts sempre bem elaborados e com textos de qualidade muita acima da média. Muitos deles a roçar a genilidade.

    Mas hoje deixo apenas o meu obrigado por voltar, o meu obrigado por estar aqui, mas com a promessa de voltar para comentar. Há ali coisas que não vou deixar de comentar. Mas desculpe lá a esta hora o cérebro já não está grande coisa.....
    Me aguarde.....

    ResponderEliminar