terça-feira, 21 de julho de 2009

Coliseu em Roma




Ora, que chegamos finalmente, ao post de Roma e o Coliseu!

Como já escrevi em post passados, Roma é por si a cidade dos monumentos, da beleza, da altividade, do respirar história.

Mas o Coliseu para mim foi a cereja no topo do bolo...

Para muitos, não passa de um monumento empedrado, um conjunto de pedras amontuadas, representando o que ainda resta de um período na história, para mim é um imaginar de tempos antigos, onde uns eram sacrificados em prol da diversão da plateia atenta e euforica.



O Coliseu é também conhecido como Anfiteatro Flaviano, devido à estátua colossal de Nero, que lhe fica perto.

Localizada no centro de Roma, impõe respeito pelo seu volume e relevo arquitectónico.

Imaginem o que era naquela altura uma construção que albergava 500.000 pessoas, e que com os seus 48 metros de altura era palco de diversos espectáculos.

Demorou cerca de 8 anos a ser construído e foi utilizado mais ou menos duarnte 500 anos.

Deixou de ser usado para entretenimento no começo da era medieval, sendo usado mais tarde para outros efeitos, nomeadamento como templo religioso.


Quando lá entrei comecei a imaginar como seria as lutas entre os gladiadores, chamados muneras, que (sei agora) eram pagas por pessoas individuais em busca de poder e prestígio.

O que se vê agora com esta fotografia, apenas como pedras, antes era o palco coberto de areia para ensopar o sangue das batalhas ali travadas.
Debaixo desse palco (como se percebe na foto), existia as celas e jaulas de acesso directo à arena.




Imaginem o que era, nesta em tempos arena, passearem-se (como quem diz!) leões, leopardos, rinocerontes, hipopotamos, elefantes, girafas......

É brutal, o que querem que vos diga.... só me ocorre isto: Brutal!

E não me prolongo mais, apenas deixo-vos com uma música, que logo me ocorreu aquando a minha entrada no Coliseu....

Oiçam e imaginem.





E esta música é tão fenomenal, que confesso que se embaciam os olhos....

Vale a pena, vale mesmo a pena o Coliseu de Roma (e não Roma pelo Coliseu).

2 comentários:

  1. Cara Silvia,
    Finalmente temos o coliseu, devo dizer que quando se chega ao pé do coliseu, mesmo por fora fica-se com a sensação de que realmente é imponente, é mesmo um monumento “sagrado”.
    Mas também deve acrescentar que a sua maior grandiosidade vem de tudo o que podemos imaginar, ou ter lido sobre a história do mesmo.
    Acho que o que mais nos impressiona, é o termos vistos tantos filmes, fotos, e ao entrar-mos começamos a imaginar como tudo se terá passado.
    As lutas, os espectáculos, etc etc.
    É um dos monumentos a visitar em Roma, ir a Roma e não ver o Papa, n pode ser, mas ir a Roma e n ver o Coliseu, é também bastante grave. Não há fila que nos impeça de ir.
    Mas n sei se posso considerar a cereja no topo do bolo, nisso penso que discordamos, porque a cidade em si, e um pouco de cada coisa faz com Roma seja uma cidade obrigatória de visitar. Porque em cada pedaço há ali qualquer coisa para ver, as praças… enfim muita coisa.
    Um bocadinho menos de turistas…. Também seria bom, para se poder apreciar bem as coisas.
    Não sei será o último post sobre Itália, se for, deixe me dar os parabéns por ter descrito tão bem a viagem, e de ter partilhado a mesma.

    ResponderEliminar
  2. :) Obrigada eu por ter partilhado também a sua experiência aqui no meu "cantinho", espero que não tenha sido massador... mas como foi algo que adorei não poderia deixar em branco esta viagem.
    Quanto ao Coliseu, de tudo foi realmente o que mais me encantou, embora concorde que Roma tem tanto, que é quase pecado enunciar apenas um monumento ou engrandecer este em detrimento de outro.
    Espero que apesar de Itália ficar por aqui, não deixe de visitar o blog e expressar as suas opiniões :)

    ResponderEliminar