quinta-feira, 9 de julho de 2009

Roma II

Voltemos a Roma....

Essa cidade como já referi dos monumentos espalhados por todo o lado!

É uma cidade magnífica.... enche a vista, enche as máquinas fotográficas de fantásticas fotografias, mas não me encheio o coração!

Talvez porque uma pessoa se sinta neutralizada por tudo o que vê, ou talvez porque uma pessoa não se sinta acolhida.

Mal chegamos fomos abalrruadas por carros desgovernados que não param em passadeiras, sinais vermelhos.... nada. E mais, ainda existe policias a controlar o tráfego pedunal.... não vá um turista atropelar um carro que não consegue fazer a sua vida normal, desde sempre, dada a quantidade de turistas que se passeiam, 365 dias por ano!

Depois são as filas imensas para entrar em tudo quanto é sitio, ou melhor em tudo quanto é monumento.....

Chineses por todo o lado, agarrados a qualquer estátua, olhando para a máquina fotográfia com a mão a fazer o V (nunca percebi porque fazem isto).... Americanos aos kilos.... espanhóis aos pontapés e meia dúzia de portugueses!

Fora isso Roma é encantadora.... enorme e belissima....

Adorei a Basilica de San Pietro, onde tive de subir mais de 500 degraus mas valeu o esforço.







Gostei do Vaticano, embora esperasse bem mais da Capela Sistina.... onde me deparei com uma brutalidade de gente amontuada a olhar o tecto tirando fotografias à discarada, quando se lia expressamente: Proíbido Fotografar.





Não achei piada à Praça de Espanha onde se realizam os desfiles de moda, a bem da verdade só dei por conta do que se tratava quando vinhamos embora.




Vi o Forum Romano ao de longe, demasiado calor e pés cansados para essa aventura.



Adorei a Fontana de Trevi, embora da "Fontana" pouco ou nada tivessemos conseguido ver... dada mais uma vez a quantidade de gente que se atropelava para atirar a moedinha....




A Piazza Venezia é gira de se ver por fora.....



Mas de tudo de tudo o que amei de paixão foi o Coliseu!

Foi um entrar noutra realidade, numa outra era, numa outra sensação de vida e de valorização da vida humana e da violência que um homem pode fazer a outro!

Foi uma explosão de pensamentos e de sentimentos.... foi brutal.... o Coliseu para mim é o ponto máximo de Roma!


Voltarei a escrever sobre o Coliseu e a colocar as fotos.... no meu próximo post.

E não deixarei de falar também sobre a feira, onde me senti uma verdadeira cidada romana às compras!


3 comentários:

  1. Cara Silvia,

    Tou a ver que Roma não conseguiu o mesmo encanto que Florença, nem a quantidade de sitios fantásticos para ver a conseguiram apaixonar pelo sitio, como conseguiu Florença.
    A quantidade gente, ou melhor dizendo, a multidão tira um pouco de brilho à coisa, é verdade, e a paz de espirito necessária para estar a ver.
    Olhando para a fotografia da fonte de trevi, percebo as suas palavras, percebo a dificuldade de caminhar, e a dificuldade de se poder apreciar.

    Os Chineses, Japoneses, são no mínimo curiosos, sempre com aqueles aparelhos colocados nos ouvidos, com a senhora à frente com a bandeirinha e todos feitos meninos de colégio atraz e bem comportados. E com as máquinas a bombar. Sou deveras um povo engraçado!

    Mas devo dizer que tenho uma uma imagem de Roma muito mais positiva, muita mais romantica. Achei a cidade, mesmo no seu caos, uma cidade que respira história, a cada esquina há algo para ver, há algo para saborear, nem que sejam os Gelados!!!

    Vaticano, mesmo para quem não é católico é algo muito bonito de se ver, nem que seja pela sua graciosidade, e ir a Roma e não ir ao vaticano, é como visitar Lx e não ver o tejo. Tem que ser.

    Mas vou esperar pela visita ao Coliseu, para ver o que o Coliseu teve de fantástico para si!

    ResponderEliminar
  2. Só vi o Coliseu de fora. Na Capela Sistina também tirei umas fotos, mas às escondidas.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Deixa que eu vou colocar as fotos por dentro.....

    ihihihihi

    ResponderEliminar