sexta-feira, 5 de junho de 2009

Homens de classe

"Há homens muito sofisticados em Portugal. Não me refiro a senhores que vestem com gosto, que guiam bons carros, que percebem de vinhos e que comem à mesa com boas maneiras. Refiro-me a homens mesmo sofisticados, que sabem tudo sobre o que se passa na moda, que dominam os segredos da vida mundana, que recomendam os melhores spots do mundo para passar férias, que conhecem Roma, Paris e Ibiza como a palma da mão, que passam férias em Saint Tropez desde que a BB andava por lá, que compram imprensa estrangeira aos quilos e que viajam todos os meses para continuarem updated com o que está a dar.

TENHO um amigo que pertence a este campeonato. Um dia perguntei-lhe porque é que andava sempre de blazer – ainda que durante o dia prefira os claros ou riscados e à noite misture os mais escuros com jeans e ténis –, ao que me respondeu, com aquela convicção que só a maturidade dá aos homens: «Sou um homem que acredita no blazer». E logo aproveitou para me dar uma lição sobre a importância do Tom Ford na moda e pelo seu trabalho inestimável em ter recuperado na última década essa peça de roupa fundamental para um homem de gosto que se preze, o clássico, eterno, intocável e incontornável blazer. Ora o que eu percebi é que ter um bom blazer – ou uma bela colecção deles, caso o bolso o permita – é mais importante do que ter um fato. E que os homens que levam isto do blazer a sério, têm as suas razões.

UM HOMEM que acredita no blazer é um homem que acredita no bom gosto, no requinte e na modernidade, sem nunca descurar a vertente clássica da existência. É um homem que gosta de ouvir Frank Sinatra, Dean Martin, Tom Jobim e Nina Simone, mas também Rolling Stones e James Brown no seu gira-discos em casa, enquanto folheia a última Vanity Fair e explica à namorada porque é que uma senhora deve ter uma carteira Chanel que fica para a vida ou umas pumps pretas de verniz Prada, outro must obrigatório. Foi este meu amigo que reforçou a minha convicção de que os acessórios é que marcam o estilo quando me disse que, para uma mulher, uma boa carteira é como uma arma. Acreditem ou não, quando uma mulher entra sozinha numa festa onde não conhece quase ninguém, faz toda a diferença se leva a tiracolo um saco de marca ou um trapo feito de capulana estampada comprado no Mercado do Pau em Maputo. Os acessórios são um sinal diferenciador, tal como a qualidade de um blazer. E um homem que acredita no blazer é um homem confiante e seguro, que preza a sua imagem, que cuida bem do seu aspecto porque percebe como isso é importante para as mulheres.
É bom não confundir este clássico raro com o vulgarizado metrossexual; o homem que acredita no blazer está para os metrossexuais como um Bentley está para um descapotável da moda: ainda estes usavam fraldas e já o homem do blazer dava cartas em estilo e requinte. Por isso, caros leitores, aqui vos deixo uma recomendação: invistam no blazer, invistam no bom gosto e no requinte de um casaco bem cortado, invistam no que é bom para a vossa imagem e não se desculpem com a crise para andarem em mangas de camisa. Viva o blazer e os homens que nele acreditam, porque eles também contribuem para melhorar a imagem de Portugal no mundo."


Margarida Rebelo Pinto, in Com muito prazer

Subcrevo inteiramente as palavras desta senhora.
Há certos pormenores que fazem toda a diferença, que realçam pessoas no fundo normais!!!
E nem sempre é necessário muito para que haja esse realça, basta que se faça com classe!

Um bom relógio, um belo sapato, um bom perfume e lá está o belo do blazer..... marca pela positiva!

6 comentários:

  1. Olá!
    Eu concordo ...uma boa mala...marca a diferença...assim como uns sapatos elegantes:=)
    Digo eu...que gasto fortunas em malas:=(

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nâo visto tal coisa. Por acaso conheço Londres, Paris e Roma.

    ResponderEliminar
  3. Só apaixonada por casacos..... e sei do que falas também gasto alguma coisa :( em casacos!




    Eu conheço Londres e vou conhecer Roma.... fica a faltar Paris :=)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.

    Paris, Paris... como declama Catherine Deneuve na canção de Malcom Mclaren.

    O Marais e St Michel... Tens de ir. É a verdadeira cidade.

    Beijo
    Francisco

    ResponderEliminar
  5. Q.b...e vindo de quem vem, não me admira a futilidade do "artigo".

    Ainda que a aparência faça (às vezes) a diferença, prefiro a essência...

    ResponderEliminar
  6. Não posso deixar de dizer BMad que de facto a senhora é, diriamos, fútil sim.... mas também é verdade que a aparência conta muito (se isso é bom ou mau.... digamos que tem um pc de cada) e em quase tudo....

    ResponderEliminar