"As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos."
Mas o coração é um vício tão imperfeito, é uma alma tão irregular, é uma caixa de insconstâncias e intolerâncias.
As paixões são loucuras.... são asas soltas dentro do coração, que se precipita sempre para os excessos.
"E o nosso espírito é sempre vítima dos enganos do coração."
E não há cura para estes enganos.
"Descobrem-se maneiras de curar a loucura, mas não se encontra nenhuma para endireitar um espírito louco," esse espírito que esvoassa, esse "espírito que não ocupa o lugar do saber", e caí desamparado sobre as assas já debeis do coração.
"O nosso espírito é feito de desordem, acrescido de um desejo louco de ordenar as coisas", mas quem consegue pôr ordem no coração? Esse bicho viajante, desejoso, envaidecido, enfurecido e ridicularizado pela falta de prudência???
Sempre ouvi dizer "que a paixão anima o espírito, mas a sua demasia apaga-o".
Eu aprendi que a paixão é o suícidio longo do coração, o encanto da novidade, que vai caindo pouco a pouco até se entregar cegamento ao impulso.
Ninguém sabe ser feliz na paixão, o coração erra sempre na hora de se entregar, é como que se começasse a escrever um livro.... e depois repousasse entre as linhas que o sustentam.
Não temas o homem que te quer, teme o quanto queres dele, e o quanto o queres para ti!
Varios autores
e quando e que ca vens?va,diz qq coisa ainda te embebedo!!
ResponderEliminarCara Silvia,
ResponderEliminarO Coração deve ser um dos órgãos que mais nos faz sofrer, que mais nos dá alegrias, que mais nos faz sentir que estamos vivos.
Muitas vezes é o coração que comanda o cerebro, muitas vezes pensamos de uma maneira e o coração nos atraiçoa e faz de maneira diferente... enfim.
Mas também é ele que nos mostra o quanto é bom amar, viver, sentir.
As paixões são fugases muitas vezes, são passageiras, mas o mais importante é perceber se a paixão deu lugar ao amor, ou se deu lugar a apenas o vazio, mas infelizmente nem sempre se consegue controlar... lá está por aquele orgão...
Quando conseguir encontrar, e ele a encontrar e a descobrir, e aqui o descobrir é num sentido bastante lacto, vai ser muito feliz, e essa alma que agora chora, vai voltar a sentir.